terça-feira, 1 de junho de 2010

Pastomancia

A maneira como organizamos as pastas do computador refletem como organizamos o mundo ao nosso redor. Essa organização pode ser um princípio de uma mudança! Quando estava no primeiro ano de faculdade, eu não tinha computador. Mas eu tinha disquetes [pendrive não existia]* e tinha também pastas nos meus e-mails. Ali, eu organizava por disciplina. No ano seguinte, todo o conteúdo iria para uma pasta chamada 1º ano e eu abriria a do segundo ano. Simples assim. Até que eu comecei a participar de eventos. Então, em cada ano, eu teria uma pasta chamada ‘eventos’. Até que eu conheci o Lattes.

O Lattes mudou a minha vida.** Tirei as pastas de eventos de dentro de cada ano e juntei numa pasta grande chamada EVENTOS. Depois, foram surgindo outras subpastas e pastas a partir dessas. Até que tudo isso foi pego e posto numa pasta chamada graduação. Abri outra pasta e coloquei MESTRADO. E foram então pastas referentes às disciplinas. Mas surgiram provas, pré-proposta, fichamentos, textos e tudo o mais. ‘Disciplinas’ agora fica de lado e parece que tudo isso que passou teve seu fim ali.

Mas não. Em outra pasta, dentro do mestrado surgiu a temerosa dissertação. Mas para ser mais preciso que uma agulha, dentro da dissertação, está já organizada pensando no futuro, prevendo as minhas próximas necessidades. Separei já grandes pastas chamadas capítulos. Dentro do 1º capítulo, coloquei os arquivos descrevendo algumas partes do que vou ter que elaborar e já montando um esboço. Viu só? Dá para ver um registro temporal no gênero textual pasta de computador. Sua carga histórica pode ser investigada pela descrição do usuário e por informações fáceis de coletar, como a data de criação das pastas já seria uma ótima proposta de eixo a seguir. Mas no fundo mesmo, é a sensação de que tudo está ficando para trás com uma assustadora fluidez. Isso quer dizer que eu estou interpretando os dados que eu obtive da leitura do gênero pasta e cruzei com as informações sobre o tempo real e cruzar dados. Isso jogou muitos fatos para trás. O tempo está passando. "Iu"!


* Viva a moda e a tecnologia! Graças a ela nós temos a sensação de que tudo está ficando para trás antes do que o de se esperar. É sabor da modernidade. Acho que o próximo passo será o desapego.
** Agradeço ao Lattes pela prova real de que somos submetidos a processos que organiza nossa prática social e à ABNT, que padroniza tudo isso.

2 comentários:

  1. Escrever esse post me fez lembrar dos novos leites de saquinho: o padronizado e o homogeneizado. O padronizado é o leite da ABNT e o homogeneizado é leite do Lattes. Tudo não ficou mais claro agora? Hum? rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. auhuahuhauhuahuahua
    Gui do céu, isto tudo é verdade mesmo, eu tenho um método que achei que éra paranóico...mas embora, hehe óra óra: não estou só!!!
    auhauhuauah
    Sempre juntos e avante!
    bjs no coração, te amo, saudade!

    ResponderExcluir